terça-feira, 29 de setembro de 2015

Rio 2016 terá cerimônias 10 x mais baratas que Londres: 'Bom senso'








As cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas e Paralimpíadas no Rio de Janeiro contarão com um orçamento dez vezes mais barato do que a dos Jogos de Londres, em 2012 – cerca de R$ 127 milhões. Os diretores Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Daniela Thomas, a carnavalesca Rosa Magalhães e o supervisor criativo Abel Gomes falaram sobre o trabalho nesta terça-feira (22) e afirmaram que a crise econômica não será um impedimento para apresentar uma grande cerimônia.
"A ousadia e nossa arma", afirmou Andrucha Waddington.
A diretora Daniela Thomas afirmou que elementos da cultura popular serão amplamente utilizados, sem se tornar caricato. "Nós teremos os materiais mais básicos, que fazem parte da cultura brasileira. Vamos fazer uma expressão popular é bacana", afirmou a diretora.
Fernando Meirelles confirma que é difícil a missão de mostrar o Brasil para o mundo sem cair em clichês. Várias cabeças ajudaram a criar a concepção do espetáculo.
"Fizemos uma rodada de conversas com cabeças que achamos que entendiam o Brasil. Digerimos tudo e chegamos a uma síntese", afirma Meirelles, que afirmou que Eduardo Gianetti, Hermano Vianna e Gilberto Gil estão os deram suas opiniões.
O desafio é mostrar os brasileiros através de nós mesmos, todos os diretores concordam. E nem todos podem se ver reconhecidos nas expressões culturais que serão mostradas. No entanto, todos estão confiantes de que farão um grande espetáculo.
A alta do dólar não impactará na cerimônia, pois o orçamento foi elaborado e acordos para compras de material foram feitas antes da alta da moeda americana. O estádio do Maracanã também é um desafio. Além de ser menor do que o espaço dos jogos realizados na Inglaterra, a falta de entradas e um desafio.
"As cadeiras são muito baixas, e se colocar muita coisa ao redor do campo, oculta a visão de quem está nelas. Mas os limites logísticos são um desafio", afirmou Fernando Meirelles, que lembrou que a sua formação de arquiteto pode ajudar na cenografia do espetáculo.
Os organizadores também não descartam a possibilidade de vaias, já que a presidente Dilma Rousseff irá discursar, como parte da tradição da cerimônia. "As Olimpíadas vivem, a política passa", afirmou a diretora Daniela Thomas. "Nelson Rodrigues afirmou que, no Maracanã, até minuto de silêncio é vaiado. Tudo pode fazer parte do espetáculo", afirmou a carnavalesca Rosa Magalhães.
As cerimônias contarão com 12 mil voluntários. As inscrições poderão ser feitas online até o dia 30 de setembro. Os ensaios acontecem a partir de abril.
Os envolvidos não deram detalhes mais específicos sobre as cerimônias, por considerarem que o elemento surpresa é importante para o sucesso do evento. Mas os organizadores deixaram claro que não é preciso ser profissional, apesar dos voluntários passarem por audições antes de serem selecionados.
"Quando fui convidado eu tive um pânico e medo dessa experiência, mas também vontade de me jogar de cabeça. O orçamento é menor do que o das aberturas anteriores, mas muito possante e para dar orgulho do Brasil", afirmou Andrucha Waddinton, que trabalha na cerimônia de abertura.
Além de cantar e dançar, habilidades como as de skatistas e ciclistas poderão ser úteis a organização das cerimônias.
Reunião deu detalhes sobre orçamento das cerimônias das Olimpíadas de 2016 (Foto: Cristina Boeckel/ G1)Reunião deu detalhes sobre orçamento das cerimônias das Olimpíadas de 2016 (Foto: Cristina Boeckel/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...