sábado, 2 de junho de 2012

COB projeta chegar a número recorde de finais em Londres




CIRILO JUNIOR
http://esportes.terra.com.br
Direto do Rio de Janeiro
O Brasil deve chegar, em Londres, ao maior número de finais numa Olimpíada. Essa, pelo menos, é a projeção do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a principal competição esportiva do mundo, que acontece entre os dias 27 de julho e 12 de agosto na capital inglesa. Superintendente de esportes do órgão, Marcos Vinicius Freire estima que os atletas brasileiros ultrapassarão as 41 finais alcançadas em Pequim 2008.

"Não temos um número projetado fechado, mas o que esperamos é estar em mais de 41 finais. Seria o recorde de participações em finais olímpicas", afirmou, em entrevista ao Terra, durante a Rio Investors Day 2012, que acontece até terça-feira no hotel Copacabana Palace.
Ao mesmo tempo, a projeção para a conquista de medalhas é tímida. O COB trabalha com 15 pódios, mesmo número registrado em Pequim. Freire explicou que estar em um maior número de finais é mais importante dentro de um planejamento de curto a longo prazo, especialmente com vistas aos Jogos de 2016, no Rio. Para o COB, estar em mais finais é como subir um degrau para a obtenção de um melhor resultado na primeira Olimpíada a ser realizada na América do Sul.
"Temos uma visão realista para Londres. Não se faz atletas da noite para o dia. Estamos esperando um crescimento maior, em termos de medalha, para 2016. E o mais importante é consolidarmos isso após 2016, não pararmos aí. Que o Brasil se estabeleça como potência olímpica", observou.
O crescimento ao qual o superintendente do COB se refere é atingir o top 10 no quadro de medalhas, no Rio. Em Pequim, o Brasil ficou em 17º lugar, com 15 pódios. Para 2016, a projeção do COB é a conquista de, pelo menos, 30 medalhas, o que colocaria o Brasil entre as 10 melhores nações do mundo, nos Jogos Olímpicos.
Além da presença num número maior de finais, o COB espera que mais modalidades atinjam a prova decisiva em Londres. Historicamente, o Brasil tem conquistas concentradas em oito das 41 modalidades olímpicas.
"Para ser um top 10, temos que ganhar medalhas em pelo menos 13 esportes diferentes. A não ser que se tenha uma equipe como a de natação da Austrália, que garanta um número significativo de medalhas", afirmou.
A 67 dias dos Jogos de Londres, o Brasil já tem confirmada a participação de 217 atletas na competição. A meta do COB é que a delegação brasileira em Londres tenha 250 competidores. "Acho que atingiremos esse objetivo, ainda temos algumas seletivas", comentou.
Freire garante que os atletas brasileiros em Londres terão a melhor estrutura já montada para uma Olimpíada. Lembra que treinadores estrangeiros foram contratados em várias modalidades para aumentar o nível da preparação, e muitos atletas estão sendo mandados para o exterior para fazer aclimatação tendo como objetivo a Olimpíada. Além disso, o complexo esportivo Crystal Palace será a base da delegação brasileira, com espaço para treinamento e alojamento.
"Será de uso exclusivo do Brasil, com pista de atletismo, raia olímpica de natação, ginásios, entre outros equipamentos. Os atletas brasileiros terão à disposição o melhor que qualquer outro estrangeiro terá."
As principais apostas, em termos de medalhas para o esporte olímpico brasileiro, são o judô, o vôlei e a natação. Freire destacou especialmente os judocas brasileiros, que estarão em todas as categorias em disputa nos Jogos de Londres.
"Além de ganhar medalhas em outras modalidades, temos que lutar para ganhar mais medalhas nos esportes em que temos um bom histórico de conquistas", salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...