quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ministro do Esporte promete nacionalizar as Olimpíadas de 2016






 

Inserir os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal nas Olimpíadas do Rio 2016 como um projeto de nacionalização dos benefícios olímpicos para o Brasil, fortalecendo a estrutura como os centros de treinamentos, compra de novos equipamentos e abrindo ainda mais a distribuição do programa Bolsa Atleta a todos os Estados. Este foi o compromisso firmado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, durante a abertura do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, nesta sexta-feira, 25, no Palácio Araguaia, em Palmas.

O evento foi aberto pelo ministro Alo Rebelo, e contou com a presença do governador em exercício João Oliveira, do secretário da Juventude e dos Esportes do Tocantins, Olyntho Neto, da secretária de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, além de 18 secretários de estados.

O ministro destacou ainda a participação das cidades de Palmas e Araguaína, que estão pleiteando ser subsedes da Copa de 2014. Segundo Rebelo, o Governo Federal incentiva e apóia estas iniciativas, mas esclarece que a decisão de escolha não depende do Ministério do Esporte, mas sim da Fifa, organizadora do evento e das seleções, que ainda não tem nenhum classificada, com exceção do Brasil, que o País-sede.      

Apoio
Durante a entrevista coletiva Aldo Rebelo disse que o Ministério fará todos os esforços para agilizar os projetos e programas junto com a Sejuves - Secretaria da Juventude e dos Esportes do Tocantins, que tenham participação do órgão. Entre as ações em parceria, Aldo Rebelo destacou os programas Segundo Tempo, Bolsa Atleta, os Jogos dos Povos Indígenas e o programa Tocantins Olímpico, que será lançado nos próximos dias pelo governador Siqueira Campos, que está em viagem pela Espanha. Ressaltou ainda que o Ministério do Esporte irá implantar os Jogos Rurais, projeto que irá abranger uma competição nacional na busca de valorizar os esportes rurais.

Secretário
O secretário Olyntho Neto, disse que o Fórum do Tocantins é o primeiro realizado neste ano e é o primeiro contato de muitos secretários com o Ministro. Segundo Olyntho Neto, é uma grande oportunidade do Tocantins mostrar suas potencialidades e provar que os eventos nacionais como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos precisam ser descentralizadas como prometeu Rebelo. “Nossa responsabilidade de sediar um evento deste porte de secretários com a presença do Ministro nós dá força e a certeza de que estamos preparados para recebermos tantos outros aqui em nosso Estado”, disse o Secretário.

Olyntho Neto também adiantou como será o lançamento e a implantação do projeto Tocantins Olímpico. Segundo ele, o projeto será lançado logo que o Governador Siqueira Campos retornar da viagem oficial a Espanha e ressaltou ainda que o projeto contará com a parceria da Seduc - Secretaria de Educação e vários outros órgãos e entidades da sociedade civil e privida. “Nossa intenção é iniciar este projeto já a partir de agosto, e vamos atender milhares jovens com idade ente 8 e 17 anos”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...