terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sustentabilidade é a palavra de ordem para Olimpíadas do Rio em 2016

Organizadores dos Jogos Olímpicos do Rio de janeiro lidam com o desafio de melhorar a cidade sem agredir a natureza


http://sportv.globo.com


Desenvolver econômica ou materialmente sem agredir o meio ambiente e usar recursos naturais de maneira inteligente. A sustentabilidade está em alta e é a palavra de ordem para as Olimpíadas do Rio em 2016. Das obras que já estão em andamento, por exemplo, o asfalto vem sendo reaproveitado, e rochas de escavações de túnel estão sendo usadas em obras de duplicação. Da implosão no Sambódromo, 60 mil toneladas de entulho serão reutilizados. E assim, o Rio vai fazendo a sua parte para causar o mínimo de impacto possível na natureza. 
- A fonte de energia do Rio e, portanto, dos Jogos, é basicamente de hidroeletricidade, um pouquinho nuclear de Angra também. Enquanto a energia que move Londres e moverá a cidade durante os Jogos é de usinas a carvão, petróleo, muito poluidoras e que aquecem o planeta - explicou Sérgio Besserman, presidente da Câmara de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro.
A poluição de lagoas, como a da Tijuca, é um dos principais problemas dentro da cidade. Melhorando questões como essa é que o turismo pode crescer ainda mais depois que os Jogos acabarem.
- Você tem um potencial ambiental e, portanto, ecoturístico gigantesco. Mas esse potencial está sendo completamente neutralizado, degradado, em virtude do abandono da região - disse o biólogo Mário Moscatelli, que participa do para a limpeza da Lagoa da Tijuca.
Nesta sexta-feira, o presidente do Comitê de Organização dos Jogos, Carlos Artur Nuzman, esteve presente na assinatura da prorrogação de contrato entre Comitê Olímpico Internacional e uma empresa de energia. Mais um investimento que trará benefícios para a cidade.
- São várias obras e ações de infraestrutura, de serviços públicos num espaço de tempo pequeno. Menor do que realmente teria ao longo dos projetos que levam décadas a serem efetivados e estão sendo traduzidos por um tempo de sete anos. O Rio de Janeiro será o maior exemplo de transformação de uma cidade por conta dos Jogos Olímpicos. Vai bater todos os recordes das outras cidades - comemorou Nuzman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...