segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Beach soccer na Rio-2016


Está nas mãos dos presidentes da Fifa, o suíço Joseph Blatter, e do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge, a decisão de incluir o beach soccer no programa olímpico dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Em rápido contato com a reportagem do LANCE! durante o Congresso Eleitoral da Confederação Sul-Americana de Vôlei (CSV) na segunda-feira, o presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, falou sobre o assunto e se mostrou confiante com a inclusão.– Agora é com o Blatter e o Rogge. Mas acredito que o beach soccer tem boas chances de entrar no programa olímpico da Rio-2016 – afirmou Nuzman, que também preside o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).No início do mês, Blatter, que é membro do COI, manifestou o desejo de o beach soccer ser disputado na Olimpíada do Rio. Ele pretende apresentar a ideia a Rogge, colocando o esporte de praia como uma nova modalidade do futebol. O suíço quer aprovar a inclusão no congresso do COI em Buenos Aires (ARG), em 2013. Na ocasião, serão permitidas modificações no número de atletas e provas do programa olímpico.Nuzman lembrou do caso do vôlei de praia, que entrou no programa de Atlanta-1996 três anos antes. Na época, ele era presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e foi um dos articuladores para a inclusão da modalidade:– O COI define o programa quando a sede é anunciada, ou seja, sete anos antes da Olimpíada. Mas é possível incluir novas modalidades nos anos seguintes. Normalmente, o limite do COI é definir isso até três anos antes dos Jogos.Além do presidente do Comitê Rio-2016, Ricardo Teixeira, que preside a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Comitê de Futsal e Beach Soccer da Fifa, também é favorável à ideia de Blatter.Mas não será fácil para os três dirigentes convencerem Rogge. Normalmente, para um esporte entrar, outro precisa sair. Além disso, a fim de evitar o gigantismo dos Jogos, o COI tem limitado o número de participantes. Em Pequim-2008, o número de atletas não poderia passar de 10.500. Esse limite foi mantido para Londres-2012.
Regras:Para ser candidatoSegundo a Carta Olímpica, o esporte precisa ser praticado no mínimo em 75 países e quatro continentes, no caso da disputa masculina, e no mínimo em 40 países e três continentes, no caso das mulheres.Beach soccer no mundoNas Eliminatórias da Copa do Mundo Masculina este mês , 74 países competiram nas regiões da Conmebol, Concacaf, Oceania, Europa, Ásia e África. No total, 110 países são filiados.
Com a palavra:DanielJogador da Seleção Brasileira de beach soccerO Rio tem tudo a ver com o beach soccer, que praticamente nasceu na cidade. Para nós, jogadores, seria excelente e estávamos esperando que os dirigentes agissem. Participar de uma Olimpíada é o sonho de todo atleta. O ouro olímpico seria o auge para mim. É uma grande chance de medalha para o Brasil.O beach soccer é um esporte que vem crescendo muito nos últimos anos. Já são diversas ligas espalhadas pelo mundo. E é um esporte que tem jogadas maravilhosas, gols bonitos. E é isso que a torcida gosta. É a oportunidade do público que curte Olimpíada ver jogadas maravilhosas na Cidade Maravilhosa.
Fonte: http://esportes.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...