quarta-feira, 20 de julho de 2011

RJ: Copa e Olímpiadas criam novos empregos

Até 2016, o Estado terá de 8% a 9% da empregabilidade formal ligada à indústria do turismo

O setor turístico do Rio bate recorde com a criação de 40 mil novos trabalhos apenas na capital / Foto: Bruna Prado/Frame/AEO setor turístico do Rio bate recorde com a criação de 40 mil novos trabalhos apenas na capitalFoto: Bruna Prado/Frame/AE
Sede dos próximos dois maiores eventos esportivos do mundo, o Rio corre contra o tempo para dar conta de acomodar as milhares de pessoas que vão invadir a cidade em 2014 para a Copa do Mundo e, em 2016, para as Olimpíadas. Até o ano dos Jogos, pelo menos 36 novos hotéis serão construídos no Estado e, com isso, alavancar a geração de empregos no setor de turismo.

A Abih-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) estima que, para cada novo quarto de hotel, quatro novos empregos serão criados, sendo um direto e os outros três indiretos.

Só a capital vai ganhar, até lá, mais 17 empreendimentos, distribuídos em bairros como Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca. Juntos, esses novos hotéis representam a abertura de cerca de 10 mil quartos. Ou seja, mais 40 mil empregos ligados ao turismo.

Presidente da Abih-RJ, Alfredo Lopes afirma que os legados da escolha da cidade como sede da Copa e das Olimpíadas para a hotelaria são muitos e vão além da exposição na mídia internacional. “Além de todo o ganho em infraestrutura e serviços para a cidade, iremos não só expandir a oferta de acomodações mas também atrair novas bandeiras, ampliar a diversidade de opções de hospedagem e gerar empregos”, diz Lopes.

Para ele, os ganhos para o Estado não se restringem apenas ao período da realização dos grandes eventos. O setor de turismo vai “aprender” muito para aplicar e melhorar depois.

“Estamos diante de uma oportunidade ímpar de amadurecimento e consolidação dos serviços turísticos em geral. A capacitação da mão de obra é um dos grandes benefícios que o Rio vai ganhar”, explica o presidente da associação.

Dados da secretaria estadual de Trabalho e Renda apontam que, até 2014, serão cerca de 170 mil profissionais capacitados nas diversas áreas ligadas ao setor de turismo, seja por cursos presenciais, seja por meio da metodologia de ensino a distância. Apenas neste ano, serão 20 mil pessoas se especializando.

Segundo o secretário Sergio Zveiter, jovens serão capacitados a partir de dois programas. Um deles é o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, lançado no último dia 27 para qualificar jovens que estejam em situação de desemprego e sejam de famílias com renda mensal de até um salário mínimo.

O outro é o Cidadão Olímpico, em funcionamento há um ano e que tem como meta qualificar profissionalmente moradores de áreas carentes para inseri-los no mercado de trabalho voltado aos dois grandes eventos. “Até o começo da Copa e o final das Olimpíadas, calculamos que o Estado terá de 8% a 9% da empregabilidade formal ligada à indústria do turismo”, afirma o secretário.
http://www.band.com.br
Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...