domingo, 16 de janeiro de 2011

Marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é lançada no Réveillon da Praia de Copacabana


A Praia de Copacabana foi o palco perfeito para o lançamento da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, nesta sexta-feira, dia 31 de dezembro. A maior comemoração popular da passagem de ano do planeta reuniu cerca de dois milhões de pessoas, que se emocionaram com as palavras da mestre de cerimônia Daniela Mercury, com os atletas brasileiros medalhistas de ouro presentes no palco e com o vídeo da marca, que introduziu ao público o símbolo dos Jogos.


A marca traduz, com inspiração, o espírito olímpico e os atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações. Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam - um movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos mais belos cartões postais do Rio, um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade.

"A marca dos Jogos Rio 2016 transmite paixão e transformação. A paixão de todos nós cariocas e brasileiros pelo esporte e pela celebração. E a transformação que os Jogos já estão trazendo para o Rio e para o Brasil", afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016, destacando que a marca foi concebida como uma escultura, permitindo a sua aplicação também em três dimensões (3D).

A criação coube à agência de design carioca Tátil, selecionada entre oito finalistas, depois de um processo de cinco meses, que contou, em seu início, com a participação de 139 agências.

A marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi apresentada ao público em quatro telões na areia de Copacabana: um LED gigante de 154m² e três infláveis, posicionados ao longo da orla. A reação do público foi imediata, com aplausos de aprovação. Através de celulares, elogios e palavras de incentivo foram enviadas pelo Twitter com a hashtag #Rio2016 e divulgadas nos telões.

De um mirante, estrategicamente posicionado sobre a areia de frente para o telão de LED, estavam o Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge; a Presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio 2016, Nawal El Moutawakel; o Diretor de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli, o Prefeito Eduardo Paes, e Nuzman.


O Presidente Rogge comentou o lançamento da marca. "Gostaria de parabenizar a equipe do Rio pelo design escolhido para a marca Rio 2016, que é muito inovadora e criativa. Ela realmente reflete a visão do Rio e do Brasil para estes Jogos, a paixão do brasileiro pelo esporte, e a união de diferentes culturas em torno do projeto dos Jogos Olímpicos". Rogge disse ainda que, "esta noite nós vimos o Rio no seu momento mais apaixonante, com milhões de pessoas reunidas na Praia de Copacabana. Isto é um aperitivo da atmosfera que atletas e espectadores poderão esperar em 2016 e a certeza de que esta nova marca ajudará a comunicar os Jogos para todo o mundo. Todo o Brasil deve estar orgulhoso de sua nova marca. Espero vê-la tornar-se peça-chave na história olímpica do Rio e do Brasil".

A presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio 2016, Nawal El Moutawakel, destacou: "A escolha da marca é uma decisão crucial para uma cidade-sede porque ela estabelece o tom e se torna a cara destes Jogos para sempre. Gostaria de parabenizar o Comitê Rio 2016 pela sua escolha. Eles conseguiram capturar perfeitamente a visão e a emoção do Rio e do Brasil na sua marca. Não tenho dúvidas de que ela se tornará uma das marcas mais reconhecíveis do mundo nos próximos anos e ajudará a disseminar a mensagem do Rio de paixão e transformação em todo o planeta".

Lançamento combinou música e esporte

A festa de lançamento da marca teve início às 22h (horário Brasilia), quando a cantora Daniela Mercury interrompeu o seu show que já animava o palco principal da festa do Ano Novo para chamar a medalhista olímpica Maureen Maggi e o jovem atleta de Caio Cézar Fernandes, ambos do salto em distância (atletismo), representando, respectivamente, o futuro e o presente do esporte.
Em seguida, foram exibidos três vídeos. O primeiro relembrou o histórico dia da conquista do Rio para a sede dos Jogos de 2016 e o segundo retratou o jovem atleta Caio Cézar Fernandes. O terceiro e o mais impactante, desvendou, finalmente, a marca dos Jogos Rio 2016. Por último, foi a vez de três bandeirões estampados com a marca, medindo 1.200m², serem abertos sobre a multidão na areia, relembrando a cena que marcou o dia da vitória do Rio como sede dos Jogos de 2016.

A marca em três dimensões

Após a cerimônia de lançamento na praia, as autoridades presentes vivenciaram a primeira performance tridimensional da Marca Rio 2016, como uma escultura viva de luz e movimento dentro de uma enorme caixa preta instalada dentro do Hotel Copacabana Palace. A ideia de uma experiência em 3D faz parte do conceito de volumetria, que apresenta a marca como um movimento, um abraço. Animações e vídeos foram desenvolvidos especialmente para proporcionar uma sensação acolhedora.

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